sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Tudo no seu tempo!

Olá galerinha, 
Hoje vou conversar com vocês sobre como está sendo meu processo de protetização.
Quando perdemos um membro , temos muitas dúvidas, alías todas né rs, de como será a protetização, se iremos conseguir voltar a andar e o que mais ocorre : em quanto tempo!
Óbvio que cada um tem seu tempo e cada caso é diferente do outro, pessoas são amputadas por diversos motivos , mas a protetização na maioria dos casos é obtida com sucesso.
Lógico que se tiver din $ o processo é muito mais rápido, o que não é meu caso e nem da maioria das pessoas com quem tenho contato...Triste, vou falar de mim, foi muito díficil lidar com a ansiedade,essa malvada  atrapalha e muito todo esse processo que vai do enfaixamento do coto, fisioterapias, no meu caso terapia ocupacional e finalmente a tal protetização!
É muito importante passar por cada etapa, ñao adianta querer ``pular ´´ .
Muita comum ouvir perguntas do tipo: Sou amputado há 3 meses quando poderei colocar minha prótese?, comum e compreensivo.
Calma, muita calma, tente respirar fundo e conter a ansiedade, faça a reabilitação com seriedade e afinco é muito importante manter medidas, fortalecer o coto, equilibrio, a marcha correta, tentar ,tentar e tentar...
Engana se quem acha que é comprar uma prótese, colocar e sair andando, infelizmente não é assim, além de vícios na marcha, você pode sofrer lesões graves, acompanhamento profissional é essencial. Eu já vi pessoas que correram ( no figurado né rs) comprar próteses e caras. porque tudo é caro mesmo achando que todo esse processo de reabilitaçãoé bobagem e não conseguiram usar.
Eu tenho 3 anos de amputada e ainda estou na luta da adaptação, uma hora é encaixe que não dá certo...maioria das vezês é isso, é equilibrio, manter peso, e muito suor para andar de novo, e gente, a sensação é maravilhosa..mesmo que meio bamba...com tombos inevitavéis hohoho, é baum demais galera.
Lógico que aí surge novos desafios, todo dia, mas vamos percebendo que somos capazes de superar os obstáculos,cada um no seu tempo, devagar ou não depende da pessoa, importante é não colocar toda sua expectativa numa prótese, conheço pessoas que mesmo sendo protetizadas preferem muletas e são felizes assim, não podemos viver em função de uma prótese! NUNCA, tudo que é mecânico quebra, vai pra manutenção, dispende esforço e se ficarmos apegadas(o) a prótese  vamos sofrer , claro, todo mundo quer, todo mundo tenta e a maioria consegue, eu mesmo trabalho duro para melhorar, mas não me apego e não faço disso a razão do meu viver..
Acho que se cuidar é fundamental, acho que ir atrás do que se quer é um direito de cada um, respeito meus limites,aceito que sou amputada e com ``perna ou sem perna`` minha vida continua....por isso vou na fé, vou do jeito que der, mas sigo!
É isso, essa é minha experiência e um pouco do que aprendi, a vida segue de qualquer maneira, bora ser feliz.
Bjuss com gloss à todos.

4 comentários:

  1. Ameiiiii sua linda vo fazer um blog pra mim vc me ajudou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aehhhh, no que precisar, conte comigo! Bjus com Gloss lindona!

      Excluir
    2. Aehhhh, no que precisar, conte comigo! Bjus com Gloss lindona!

      Excluir
  2. Ameiiiii sua linda vo fazer um blog pra mim vc me ajudou muito

    ResponderExcluir