sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Foi Acidente ?

Muita gente me faz a famosa pergunta: Foi acidente?
Não, não foi, em 2012, fui internada, tive uma Trobombose Mesentérica( com ressecção de mais de 50% total do intestino ,necrosado), um AVC Isquêmico, eTVP nas duas penas,com amputação da perna direita.
Já fazia uns 6 meseTranquilos  que vinha sentido dores abdominais  procurava medicos e hospitais e o diagnóstico era sempre o mesmo: VIROSE. Já estava até me acostumando com meu kit /virose/passa bem.
Um dia um médico que assumiu o plantão pediu um exame de imagemChocado e isso salvou minha vida.(E Deus, já que muitos médicos me chamam de milagre)
algo não estava bem, o exame não era muito claro e não havia outro modo a não ser `` abrir e investigar´´, fui do centro cirurgíco para UTI, foram 58 dias lá , abdômen aberto, rim paralisado, sepse, uns 90 kg de anasarca, coma induzido, respirando por aparelhos.
Tive todo tipo de `ìtes´´, ``gias´´ e todas coisinhas invisivéis que andam livres pelos hospitais.
Depois fui para o quarto, foram 4 meses sem se mexer ( coto aberto, abdômen aberto por causa dos trombos, cicatrizaram sozinhos..com o tempo) e algumas visitinhas na UTI Piscando, tive alta tipo assim, vamos que você não aguenta NEM UM RESFRIADO MAIS AQUI.
Tenho trombofilia por carência de proteína S congênita. Nunca havia ouvido falar nisso.
A primeira pergunta que o médico responsável fez foi se fazia uso de AC (PÍLULA ANTICONCPECIONAL)  sim!!!! tabagismo e obesidade também são fatores de risco.
No meu caso o responsável para a doença ``despertar´´ foi o uso contínuo de AC.
Não vou entrar reccorer sobre trombofilias e suas várias formas, nem quero de MODO algum estigmatizar ou dizer que sou contra o uso de AC, prescritos também para ovários  policísticos, acnes, interrupcão da menstruação etc.
No meu caso ,fazia uso com acompanhamento médico e nunca fui orientada a fazer exames específicos como o rastreio hematológico para saber se seria uma opção o uso de AC.
Nunca fui nem seguer orientada a procurar um hematologista, afinal jovem ,saudavél sem histórico familiar, porém eu nunca poderia , de modo algum fazer uso de ACLouco.
Já tive muitas discussões com médicos sobre isso, já ouvi de tudo, desde que eu deveria ler a bula, ter perguntado,ouvi que quem usa AC é como participar de uma loteria de azar e eu fui contemplada, uma em um milhão e outras BESTEIRAS DE MEDICOS SEM NOÇÃO!!!Polegar para baixo
Obtive uma resposta de uma médica ginecologista que  de maneira sincera me disse que realmente esses exames mais específicos ANTES da prescrição de pìlulas seriam fundamentais, porém ela também não pediria para uma pessoa jovem e saúdavel, pelo simples fato do SUS ir a falência, mas que acha correto a discussão para encaminhar a mulher para um hematogista ou reumatologista, mas acha DÍFICIL  os médicos aderirem a isso.
Deixo aqui meu alerta, procurem um hemato, cobrem um rastreio hematológico do SUS ( média de custo de R$ 1,200,00 à R$2000,00 reias ,não sei se o SUS COBRE, MAS QUANTO VALE UMA VIDA?), se informem, questionem, eu não fazia idéia que tinha essa doença, alías nem sabia da existência dessas trombofilias, para mim trombose era coisa de má circulação, como poderia questionar algo que ignorava?
Hoje faço acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, faço uso contínuo de anticoagulante, minha perna é neuropática e uso uma prótese, a danada da doença despertaria? As respostas dos médicos são evasivas, a minha acordou com tudo, não muitos sobreviventes para contar história COMO FOI NO MEU CASO e portanto é pouco estudada. Pode que ser que sim ( como acordou) como poderia ter tido minha vida toda e não desperta-lá, mas são categóricos que foi o uso de AC que foi a responsável por ter sido despertada  a trombofilia numa pessoa jovem como eu, se eu soubesse nunca faria uso, lógico.
Hoje costumo dizer que informação correta em conjunto com ação(questionamento) salva vidas !
A melhor formúla é questionar, procurar orientação correta, exames específicos e decisão conjunta com teu médico sobre o uso ou não de AC. Muitas mulheres não sabem, assim como eu não sabia, que podem ter uma trombofialia e o uso de AC pode ser fatal ou deixar sequelas, além de hoje saber´se que é umas das maiores causas de abortos e complicações durante a gravidez ( com tratamento correto, muitas mulheres obtém sucesso na gravidez)
Deixo aqui uma pouco da minha história e meu alerta!
É isso gente,Informação sempre! Informação salva! Informação transforma  e preserva vidas!
Bjus com gloss.


4 comentários: