sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

O importante é o que você acha!

Todo mundo que passou para o mundo das pessoas com deficiência,enfrenta muitas mudanças, principalmente quando se tem a mobilidade reduzida.
Precisamos nos adaptar e lá vem os meios de locomoçãoPiscando, seja cadeira, andador, muletas, protése, bengalas e etc e tal.
Nossos olhares se tornam de águias, sim, isso mesmo, ficamos atentos nos olhares alheios, principalmente no começo.
Eu já usei quase tudo para me locomover e acho interessante como os olhares mudam conforme o que você usa, como te diferenciam , na maioria   nem é por mal, acho que é ignorância mesmo, no sentindo de não saberem como agirem, claro que o preconceito existe também.As vezês dentro de casa, muitas vezês dentro de nós mesmos.
Percebi coisas engraçadas ou não, depende do ponto de vista de como você encara. Já caiu meu queixo quando estava de cadeira no shopping tomando sorvete e rindo com minha irmã e duas senhoras comentaram `` pessoas assim nem deveriam sair de casa´´estava pensando em tudo, menos na minha deficiência...
Uma vez também, várias na verdade, pessoas perguntavam para minha irmã como eu estava e etc, e eu ali na cadeira,na frente da pessoa como se não existesse.
Quando estava de cadeira de rodas percebi que as pessoas me olhavam com dó, essa é a palavra certa, sempre com dó...o ser mais digno de pena do universo Indeciso, já ouvi coisas do tipo _ Nossa tão bonita e ``presa´´ numa cadeira de rodas...quer dizer que se na visão delas eu fosse feia poderia rs...Homem empurrando a cadeira sempre é irmão, cunhado, enfermeiro, nunca namorado. Onde já se viu! Esse tipo de gente são assexuados (sqn hahaha)
Quando usamos uma muletas as coisas mudam um pouquinho, as pessoas ainda olham com dózinho, mas opa judiação apesar dos pesares já está melhorando rs.
Andador mesma coisa, mas pelo menos tá se virando, fazer o que né.. rs. 
Agora quando é uma prótese mesmo que com bengala a coisa muda de figura, já sarou, já anda. já superou, aliás viramos exemplos de superação! A  gente tá igual o bonecão do posto, andando como rôbo, mas tá ótima...fila preferêncial por quê hein, vaga preferêncial por quê?
Estou falando isso porque já experimentei todos esses olhares, já fui carregada com cadeira escada acima e abaixo, já fui de cavalinho, já fui com prótese e voltei sem, na versão mais fiel do Resgate do Soldado Ryan hahah( minha irmã que o diga) já desci de bum bum, já fui de pulinho de andandor...
Enfim já enfrentei muitos olhares, sempre existiram, seja de pena, dó ,curiosidade, compaixão e até de admirição.
Agora  o principal de tudo isso é exatamente como você encara! Isso só depende de você, eu tirei o peso do olhar alheio de mim, continuo com olhos de águia, mas para mim mudou...aceito a generosidade das pessoas e sim existe muita generosidade graças a Deus! Encaro esses olhares hoje mais como uma maneira de ainda não saberem lidar com as diferenças, não me pesa mais, se esborracho dou risada, se ajudam agradeço, muitas vezês nós mesmo damos nossos foras...outro dia assustei com minha prótese no chão tipo - Nossa quem tá deitado aqui rs, já perguntei pra um perneta quando acabamos o condicionamento físico (ele não é protetizado, portanto só usa um sapato) onde tava o outro sapato dele pra ele vestir e irmos embora logo..caímos na gargalhada...

Claro que o preconceito existe  e isso é triste, mas mais triste é você se deixar abater, deixar de sair,de se cuidar,de se amar, de se achar capaz por causa dessas pessoas.

Aprendi a mudar meu olhar, aprendi que nem tudo é por mal, aprendi que vivendo de maneira mais leve, com mais gratidão, com um sorriso no rosto a vida nos devolve em solidariedade, amor, fluidez, hoje não tenho dúvidas, somos o que oferecemos, recebemos naturalmente da vida o que plantamos!
Quando olho para uma pessoa e sorrio recebo um sorriso de volta,quando percebo um preconceito num olhar , olho para pessoa sorrindo e olhar dela muda em relação a mim.
Vamos combater o preconceito sim, se cuidando, tendo auto estima, informando, tocando nossa vida da melhor maneira possível, seja numa cadeira, num par de muletas, numa prótese...O mais importante é que a vida segue, que tal deixa-lá mais leve ?Eu creio que é possível e sinto o retorno disso na minha vida, vamos tentar? 
Afinal o importante é seguir!
Bjus com gloss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário