sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Tecnologia de ponta pra quem?

Olá, hoje vim falar da tal tecnologia de ponta e minha pergunta é tecnologia pra quem?
Muitas vezês recebo vídeo de meninas dançando, correndo, pulando, sambando e fazendo coisas que ceis tudo já viram também,
Ok,ainda bem que existe estudo e tecnologia para que possamos ter uma vida mais livre e próxima do considerado ´normal´, assim como estudo e pesquisas para pessoas sem mobilidade ou para uma doença ter uma chance também.
Mas a realidade desse nosso Brasil é bem diferente do que a mídia mostra...
Acho ótimo saber que existe outras marcas, outras opções e muita esperança, porém, não está ao alcance de todos não.
A grande demanda depende mesmo do SUS  e aí a realidade é outra turminha. Não estou menosprezando aqui as reabilitações realizadas pelo sistema, muito pelo contrário, graças a ela, profissionais comprometidos e minha força de vontade me coloquei em pé.
Mas vamos falar sobre protetização...
Desfilar como muitos te cobram, correr, dançar etc, além lógico de cada caso ser um caso e cada paciente ser único, não é fácil com uma protese fornecida pelo SUS, e olha que estou num centro de referência ótimo,mas na tal protetização deixam muito a desejar, culpa de quem no caso aqui na minha cidade é responsável pelo centro NÃO,  mas não quero saber de culpas e sim de soluções!
Quando caímos de paraquedas nessa vida de deficiente, não temos parâmetros para muita coisa,minha primeira cadeira de rodas foi comprada tipo assim: aguenta quantos quilos? cabia 3 Alês nela sossegada, depois foi feita uma sob medida, já difere, porém, pesada etc...como sou amputada com o tempo veio a prótese e cadê parâmetros para ela também?
Aí entra saber lidar com o paciente e nisso o SUS falha, somos tipo pacientes em séries, desculpa, mas a realidade é essa, e não estou cuspindo no prato que comi não, encare como uma crítica construtiva, afinal tudo pode ser mudado e aprimorado e quem melhor do que nós usuários para falar?
Eu sou diferente do colega ao lado, minha amputação não é igual ao colega ao lado,peso, tamanho, pernas neuropáticas ou não, tamanhos de cotos, transfemoral ou transtibial, tudo difere um do outro, logo uma prótese adequada ao José pode não ser adequadada a mim e vice versa.
Não fomos amputados em série, também não deveríamos ser tratados assim.
Senti isso quando usei por 1 hora um joelho e um pé `de alta tecnologia´, tive um parâmetro, senti a diferença de um pé de fibra de carbono e um joelho eletrônico em relação ao meu pé de madeira e meu joelho pneumático.
Claro que ter uma prótese boa, de última geração, te dá a possibilidade de andar melhor, dançar, sapatear, trabalhar melhor, enfim..ter uma vida mais descomplicada digamos assim. Claro que quem pode está investindo em si mesmo e isso é ótimo, mas volto a perguntar tecnologia pra quem?
Os preços são surreais, ah..tem o crédito para deficientes né, pois é..mesmo trabalhando e ganhando bem, quem consegue um crédito de 90,120,200 mil reais?
Como para maioria das pessoas comuns conseguem dar uma entrada de metade disso e mais 4 parcelinhas no cartão?

Não dá! é mais FÁCIL  você financiar uma carro com desconto para Pcds que comprar uma prótese com crédito para deficientes.

Claro que sabemos por que né.
Eu tenho esperança de conseguir uma, e não estou com coitadismo , nem vitimismo não, espero mesmo e estou labutando para isso, nem que tenha que fazer vaquinha, carneirinho, florzinha ou seja lá o que for.
Se puder conseguir com meus próprios esforços ótimo, a vaquinha fica para muitos que nem uma SUS conseguiu ainda, sim, muitos estão esperando há 2,3,4,5 anos e por aí vai,culpa da demanda...
No INSS a prótese fornecida é melhor mas a espera é maior...
Portanto não se iludam, não venham me mostrar videos de mulheres sambando, pulando, correndo, trepando em arvores, 
Fico feliz por elas e por saber que essa possibilidade existe para todos que correrem atrás, mas tenho plena consciência de que não é fácil, tenho essa consciência HOJE, 
Ah, não posso deixar de falar também que para alguns ficar nessa dependencia SUS é um modo de vida e se tá bom para eles está melhor para mim, mas esse não é meu caso.
Se por enquanto não posso andar desfilando por aí, não posso chacoalhar o esqueleto todo não faz mal,
Desfilo minha atidude, meu caráter, meu sorriso e minha gratidão por já estar dando meus passos... o resto? Bom tudo tem seu tempo, saber esperar é uma ´dadiva que Deus me concedeu, mas não confundam isso com conformismo...tudo vem no seu tempo, Nada é, Tudo está!
bjus com gloss .

Nenhum comentário:

Postar um comentário