segunda-feira, 18 de abril de 2016

Deficiência adquirida X Familiares.

Olá galera,
 Gostaria de falar um pouco sobre um assunto que mutos me perguntam:
Como lidar com familiares e vice versa quando adquirimos uma deficiência?
Bom é complicado falar sobre isso principalmente porque envolver outras pessoas,
Já vi de tudo, marido largando de mulher, pai abandonando filhos e vice versa, gente que deixa as pessoas separadas em festividades, pasmem, imagina a cabeça da pessoas fragilizada e ainda por cima SEPARADA  dos demais...posso falar sobre minha experiência, tive e tenho todo apoio da minha família,é um assunto delicado, pegos de surpresa é complicado para ambas as partes, minha irmã teve que decidir o que fazer e autorizar, não é uma decisão fácil decidir e assinar uma autorização para no meu caso caso amputarem ambas as pernas...imagino a cabeça dela na hora.
Isso não é fácil para os familiares que assinam responsabilidades por qualquer procedimento de risco ,estando o paciente incapaz de decidir.
Quando nossa vida muda de maneira irreversível , muda também a vida de toda a família, temos que nos adaptar da melhor maneira possível, porque na maioria das vezes ninguém tá preparado e para mudar basta um segundo, muitas vezes todo mundo fica perdido por não saber como agir, como aceitar, como ajudar.
Para quem está vivendo isso na pele é um sofrimento muito grande, para todo mundo...mas se pararmos para pensar vamos vendo que aos poucos as coisas vão entrando nos eixos, vamos aprendendo a lidar com as situações, nossos familiares também, vamos nos descobrindo capazes e aí entra o que também acho muito importante, conforme vamos superando os perrengues ( nos cuidar e nos virar) vem o que chamo de desmame, isto é, deixar que a pessoa com deficiência comece a tocar sua vida independente deles, não é um processo fácil também, mas é de suma importância para ambas as partes, eu sei que posso contar com minha família para o que for necessário, mas eles também precisam enxergar minhas conquistas e me deixar seguir, além de tocar a vida deles .
É importante saber que somos capazes de fazer muitas coisas sozinhos, temos nossas limitações , mas isso não impede de tocarmos nossas vidas, sim somos capazes, do nosso modo, cada um no seu tempo , de seguir com a vida, caindo, levantando, com uma ajudinha aqui e acolá a vida segue.
Esse é meu recado para quem está passando por isso nesse momento, calma, aos poucos as coisas vão dando certo, o apoio da família é fundamental ( para mim foi e sou grata), aos poucos vamos conquistando nossa independência e é muito importante nessa hora a família ter a percepção disso também, de nos deixar tocar a vida, de acreditar que somos capazes.
Claro que o zelo não é por mal, de modo algum.
Hoje conquistei minha independência e isso é muito bom, levou um tempo e sei que tenho muito que melhorar, mas vou indo sem pressa, no meu tempo e graças a Deus tenho minha família sempre a me apoiar e me deixar ir tomando meu rumo.
Família que se ajudam e se apoiam conseguem melhores resultados na recuperação, na superação para nova vida que nos pegou de surpresa.
Pensem nisso!
BJUS com gloss em todos e bora seguir a vida...ela não espera..!








2 comentários: