sexta-feira, 1 de abril de 2016

Informação sempre , informação salva!

Olá galerinha,
Hoje vim bater na tecla da informação de novo...
Vim tricotar com vocês sobre AC ( anticoncepcionais), já escrevi o que houve comigo, mas muita gente tem preguiça de ler textos, outros não conhecem o blog e muitos assim como eu´achava` que trombose é coisa de circulação apenas..não, não é e poucos são informados disso!
Recebo muita pergunta sobre o que acho do uso de AC, bem..well..assim, não sou contra ,não sou profissional para estar apta para falar tome ou não  tome, sou contra a falta de informação que médicos nos privam, na realidade muito deles nem sabem mesmo muito a respeito sobre trombofilia,
Na maioria das vezes que questionei profissionais as preciosas informações que recebi foram:
Doença de velho. Uma em um milhão(essa muito usada). Loteria do azar você foi contemplada.mas você não leu a bula?.Jamais pediria um rastreio hematológico para uma pessoa saudável (eu era saudável até então, não que não seja hoje, mas com medicamentos e acompanhamento médicos).Sinto muito ,mas iria acontecer de qualquer jeito...e por aí vai.
Eu tenho trombofilia por carência de proteína S, congênita, existem vários outros tipos de trombofilias congênitas ou adquiridas, e minha é essa e falo sobre esta.
O sangue necessita de proteínas A,CeS para coagular..eu não produzo a proteína S.
Isto é, meu sangue forma trombos, impossibilitando a irrigação correta dos órgãos e assim causando coágulos que levam a necrose isquêmica dos mesmo. Muita gente nunca ouviu falar nisso, nem sabem que trombose pode acontecer em qualquer órgão .
Eu descobri da pior maneira, fazia uso contínuo de AC, com orientação médica e nunca fui informada para procurar um hematologista. Tive trombose nos intestinos (mesentérica), um avc (sequela de equilíbrio e visão)e trombose profunda venosa nas duas pernas, sofrendo amputação transfemoral (acima do joelho) da perna direita. Tudo isso por falta de INFORMAÇÃO , eu como trombofílica nunca poderia fazer uso de AC , nunca!
Mas como eu iria SABER DISSO?  fazia uso com acompanhamento médico! Nunca me falaram nada, obesidade e tabagismo também são gatilhos para desencadearem a doença, Nunca fui informada sobre isso, ia lá, fazia os exames de praxe , pegava minha receita e tava td bem...
Nunca questionei por ignorância mesmo, eu não sabia, não fazia ideia  como vou questionar uma coisa que nem me passa pela cabeça? Além do que é uma doença antiga claro, porém recém descoberta e como disse em outro post, não sobra muitas pessoas para contar o  ´causo`quando é desengatilhada como foi a minha.
Se tivesse sido orientada a procurar um hemato, tenho certeza que evitaria muita coisas pelas quais passei, não há cura, mas tem tratamento e uso contínuo de coagulantes, isso se iformada salvaria muitas vidas.
Aí vem a bonita e pergunta: Mas e a camisinha? gente, AC são cada dia mais prescritos cada vez mais cedo para meninas, tratamento severo de acne, ovários policísticos etc, portanto não é somente como contraceptivo apenas que é indicado e prescritos pelos médicos.
Pergunte, questione, veja e analise opções, Já perguntei se o SUS cobre rastreio hematológico ou reumatológico, as respostas são esquivas, que eu saiba até então teria obrigação, mas não cobre! Não é um exame barato ( de R$ 1,500 a R$ 2000,00 reais) mas todos os médicos foram enfáticos em dizer que jamais pediriam esse exame para prescrever AC em pacientes saudáveis  (até então né).
Não sou de ficar olhando para trás, mas a vida de qualquer pessoa vale muito, A ignorância, a falta do saber pode modificar vidas para sempre!
Eu NÃO vivo do SE.. olho para frente e aceito minha condição, mas peço que passem essa informação para frente, vamos proteger nossas mães, filhas, irmãs, amigas, enfim , vamos nos informar e proteger, nós, mulheres!
No mais tudo bem, tudo bom, vamos em frente da melhor maneira que der, puder e vier...lembrando sempre que deficiência não é doença, trombofilia é!
Vamos levando a vida sempre com humor, um dia de cada vez ,trabalhando a AutoEstima sempre!
Bjus com gloss e obrigada pela leitura!
Nota da redatora (euzinha, hehehe) : próximo post vou bater na tecla da acessibilidade, gente do céu, para cada PCDs que saem de casa a cambada( amigos, maridos, namoradas etc etc ) vão juntos, será que comerciantes, donos de bares etc , não se tocaram disso ainda? Mas essa é outra história...



15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lê sempre c textos ótimos, muita competência, auto estima e informação... Parabéns!! Bjuus

    ResponderExcluir
  3. Obrigada amigo, autoestima sempre! Bjus com Gloss.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada amigo, autoestima sempre! Bjus com Gloss.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada amigo, autoestima sempre! Bjus com Gloss.

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Muito bom você informar com o seu exemplo. Parabéns por viver com esta alegria e disposição. Também sou cadeirante e tb penso assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas claro que é um pouco revoltante um médico que teria que informar sobre os tipos de riscos,cometer erros como estes.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Karinna minha linda,sim e bem revoltante mesmo,mas as desculpas são sempre a mesma..não faz parte do protocolo!
      Então euzinha mesmo arregaçou minhas mangás e sai aí conversando com o mundo,e conto com vcs também!!
      Bjus com gloss

      Excluir
  7. Respostas
    1. Obrigada continue sempre acompanhando meu blog! Bjus com gloss

      Excluir
    2. Obrigada continue sempre acompanhando meu blog! Bjus com gloss

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir