quarta-feira, 13 de junho de 2018

Precisamos parar de aceitar elogios vazios.

Toda vez que vejo pessoas com deficiência se gabando por simplesmente tocar a vida , meu zoiu revira.
Assim como vejo a pessoa se colocar como exemplo de superação , guerreira, escolhida por Deus e coisas assim.
O fato de uma pessoa com deficiencia, seja  qual for ,seguir a vida e de forma  leve, consciente de sua cidadania não torna essa pessoa em algo incomum.
Eu tentei, procurei me colocar no lugar de quem só reclama e presto muita ATENÇÃO NO GRUPOS QUE ESTOU.
O que infelizmente mais vejo são  do tipo:
 VOCÊ NAMORARIA ALGUÉM COM DEFICIÊNCIA;
EU NÃO CONSIGO ACEITAR, TODOS ME OLHAM NA RUA COM PRECONCEITO;
FOMOS CAPACITADOS POR DEUS;
DEUS NOS DÁ FORÇAS PORQUE NÃO É FÁCIL
OI, EU SOU CADEIRANTE, AMPUTADA OU QUALQUER OUTRA COISA DO TIPO;
VC É UM EXEMPLO PARA NÓS QUE RECLAMAMOS DE COISAS TÃO PEQUENAS;
O FAMOSO BATEMOS O DEDINHO E RECLAMAMOS( traduzindo, carregamos um fardo tão grande por ter um deficiência que TODOS os problemas das pessoas que se dizem normais se tornam tão pequenos que dão graças por não estarem na nossa pele,batem em nossas cabeças como se faz com cachorrinhos e nos dizem: muito bem!
Pior é ver pessoas aceitando, vivendo , aceitando ser tratadas assim, cá entre nós meio de vida de muitos.
Eu já fui mais ingenua , já acreditei  na força do ser humano em ser mais:
 Mais gente, mais confiantes, mais confortável dentro da diversidade que vivemos.
Aprendi na marra que sempre vai ter pessoas que se sente bem nesse mundinho do coitadinho, da infantilização, dos privilégios( porque não entende que é Direito)do assistencialismo.
Já vi gente se aproximar de mim para tirar algum proveito, já tentaram me fazer de escada para ganhar likes, quando eu nem faço questão disso, já vi gente QUE NEM TEM PESSOAS COM ALGUMA DEFICIÊNCIA NA FAMÍLIA, MAS QUE  QUER AJUDAR ESSE TIPO DE GENTE.
Já vi pessoas que não tenho dúvida da extrema inteligencia  cair em projetos rasos e mais do mesmo..mais do mesmo e mais do mesmo.
Talvez eu esteja errada no meu modo de pesar e importante seja levar vantagem do que te aconteceu e que se dane o coletivo.
Mas por outro lado já vi tanta gente querida que somam, que lutam por uma sociedade mais equilibrada, que respeitam a diversidade , gente tão sem preconceito, gente que faz a diferença na vida das pessoas, fizeram na minha e eu acredito que também posso fazer na vida de alguém,
Não sou exemplo de nada, sou politicamente incorreta até, mas tenho certeza que quebrei muito gelo e consegui que me tratassem como UMA pessoa, pq é isso exatamente que sou, que somos, um todo.
Sou capaz dentro de minhas limitações, sou produtiva, tenho uma autoestima muito boa, sou cônscia de minha cidadania.
Sou irmã, sou mulher, sou amiga, sou namorada, sou errada, sou certa, tenho minhas qualidades e meus defeitos, afinal sou acima de tudo humana. Por isso tenho meus erros e meus acertos.
Muitos me criticam porque uso muitas fotos nas minhas redes sociais, mas eu achei esse caminho de mostrar que a vida continua, quando estou triste falo, quando estou feliz( quem me conhece sabe que minha alegria é verdadeira) eu mostro também, é meu dia a dia, minha vida que exponho e assim fui mostrando as pessoas que minha deficiência é uma das minhas caracteristicas,tenho outras mil, claro que não é uma características qualquer, náo gosto de ser tradada como sub-algo, é pesado o preconceito sofrido, é pesado a falta de acessibilidade, das várias acessibilidades, é pesado enfrentar os olhares julgadores, mas se eu tive duas alternativas na vida:
Viver escondida, amarga, coitada, deprimida ou eu tocava minha vida, me aceitando, crescendo, sendo o que sou, se possível ajudando e informando. Afinal eu sei o que passo e vivo, mas jamais escolheria o lado do coitadismo, do Deus me capacitou, do guerreira, do exemplo de superaçao...
Talvez eu esteja errada...mas não me vejo naquela de nossaaaa ela trabalha, nossaaaa ela dirige, nossaaaa ela corre ou dá cambalhota...nossaaaaa ela namora, casa ou dá uns amassos.
Para mim cabe a cada um sabe até onde vai,como vai e de  que forma vai.
Importante é seguir e seguir com leveza é melhor ainda.


Bjus com gloss..
Apenas um novo caminhar...





3 comentários: